Sistema Press Club
sábado, 27 de abril de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
Solenidade de abertura da ABAV 2013 conta com presença expressiva das autoridades nacionais
Press Kit - ABAV 2013
Página principal do Press Kit  ABAV 2013Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Arquivo | Turismo

Tamanho do texto: A+ A-


Solenidade de abertura da ABAV 2013 conta com presença expressiva das autoridades nacionais

Deputado federal aproveitou oportunidade para reiterar apoio ao PL 5.120 e garantiu atuar em defesa da aprovação do projeto já nas próximas semanas

Após o discurso (para ter acesso ao discurso clique AQUI) de boas vindas proferido por Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional, foi realizada na manhã do dia 04 de setembro, a solenidade de abertura da 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas, que reuniu autoridades e dirigentes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) na Vila do Saber, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

O encontro foi iniciado com uma apresentação cultural do estado do Amazonas, patrono desta edição da feira. O Grupo Carrapicho, comandado por Zezinho Correa, deu as boas-vindas aos participantes com um show completo dos bois Caprichoso e Garantido, personagens que completam 100 anos neste ano.

Liderado por Rosana Jatobá, jornalista brasileira e profissional com experiência de 12 anos na Rede Globo, o encontro contou com a participação de dirigentes das entidades e dos órgãos representativos do setor de viagens e turismo. A primeira pergunta foi direcionada a Antonio Azevedo, presidente da ABAV, e abordou a importância dos megaeventos para as agências de viagens.

“Estes eventos colocam o Brasil na vitrine mundial e exigem infraestrutura adequada, sobretudo no que diz respeito à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. Temos que superar alguns obstáculos, como os vistos, principalmente. Este, inclusive, é um alerta que nós fazemos”, enfatizou.

Em seguida, Rosana questionou Flávio Dino, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), sobre ações realizadas pelo órgão para estimular o ingresso de turistas estrangeiros no país. “Estamos priorizando eventos próprios do Brasil. A partir de outubro daremos início a uma campanha internacional e, ainda neste ano, nosso objetivo é promover 40 press trips para dar mais visibilidade ao destino”, pontuou.

Ao ministro do Turismo, Gastão Vieira, Rosana perguntou sobre o atual quadro econômico do turismo no Brasil. Vieira ressaltou que esta é uma luta de todos e reiterou o apoio necessário para que São Paulo seja escolhida como sede da Expo 2020. O ministro também discorreu sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional esperado para o segundo semestre e afirmou que questões relacionadas ao câmbio são alguns dos problemas que mais afetam os países emergentes. Com relação à ABAV 2013, referiu-se a ela como a “feira do otimismo” e alegou que todo o Ministério está presente ao evento.

No que diz respeito ao papel desempenhado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para o incremento do turismo no país, o presidente Luiz Barretto afirmou que o principal desafio é melhorar a gestão e desfrutar as oportunidades que virão com a chegada dos megaeventos esportivos. “O Sebrae atua com três vertentes: gestão, certificação e estudos”, declarou.

“Como o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) avalia a integração com o Ministério do Turismo para a promoção dos roteiros turísticos que compõem a Área Brasil?” foi a pergunta direcionada a Ronald Ázaro, presidente do Fornatur. “Inauguramos um novo momento, uma vez que foram dez anos de feira no Rio de Janeiro e, agora, o evento chega a São Paulo. Este é o momento de unir a iniciativa da ABAV, do Ministério Público e da iniciativa privada e discutir custos e potencialidades”, disse.

Ao ser questionada sobre como o Amazonas se propõe a valorizar e a promover as características únicas do destino, Oreni Campelo Braga da Silva, presidente da Empresa Estadual de Turismo do Estado do Amazonas, foi categórica ao dizer que o estado, além de ser o maior do Brasil, é também o principal polo industrial da América do Sul. Oreni ainda listou as que considera as três maravilhas nacionais: o Amazonas (AM), o Cristo Redentor (RJ) e as Cataratas do Iguaçu (PR). “Temos a grandeza do festival de Parintins, o artesanato dos índios, o rio Amazonas, o maior do mundo, e Manaus como uma das cidades-sede da Copa do Mundo, mas sua maior grandeza está no povo. Cada um de nós precisa viver essa experiência de respirar o ar mais puro”, afirmou.

Aproveitando o gancho, Rosana Jatobá aproveitou para destacar a campanha “Por um trade mais verde”, promovida desde 2008 pela Travelport, provedora de serviços líder em soluções cruciais para o processamento de transações e dados para companhias que operam no setor global de viagens, e a qual será realizada também nesta 41ª edição do evento.

Em seguida, Douglas Simões, presidente da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), discorreu sobre a importância do ecoturismo para o setor como um todo. “Vivemos em cidades muito próximas do concreto, das redes sociais e dos computadores. As pessoas precisam de contato com a natureza e com as próprias sensações. A partir do momento em que existe o contato com o meio ambiente e a prática de atividades e esportes nestes locais, a preservação torna-se mais fácil”, explicou.

Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), por sua vez, abordou a realização do 40º Encontro Comercial Braztoa no decorrer da ABAV 2013. “Esta parceria é fundamental. A Braztoa está com mais de 80 associadas expondo no evento e esta ação conjunta traz mais expectativas para nós, beneficiando toda a cadeia produtiva do setor”, disse. Ferraz também falou sobre a Turismo Week, cujo lançamento foi no último sábado (31), e da segunda edição do programa “Viaja Mais Melhor Idade”, que será lançado hoje, às 17h00, na sala 1 da Vila do Saber.

Com relação ao mercado de viagens corporativas, Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), abordou o bom momento que o segmento está passando e destacou o crescimento de 13% no primeiro semestre, embora as companhias aéreas tenham reduzido a oferta aérea doméstica em 5.8%, segundo a Anac. Logo após, Antonio Azevedo mencionou o trabalho conjunto que deve ser desempenhado com as companhias aéreas. “Temos contato com os consumidores, os quais, muitas vezes, têm muitas queixas sobre estas empresas. Nosso único objetivo é fortalecer o mercado”, afirmou.

O senador Antonio Carlos Valadares, presidente da Comissão de Turismo e Desporto, também estava presente e precedeu as palavras do deputado federal Antonio Carlos Valadares Filho, à frente da Comissão de Turismo e Desporto. O deputado abordou um tema polêmico – o Projeto de Lei 5.120, que regulamenta as atividades desempenhadas pelos agentes de viagens – e foi aplaudido pelos presentes ao revelar sua intenção. “Quero assumir um compromisso perante os agentes de viagens. Que nós possamos, já na próxima semana, formar um grupo de parlamentares e marcar uma audiência, visando a aprovação deste projeto o mais rápido possível”, exclamou, reiterando o apoio da Embratur e do Ministério do Turismo.

Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Assessoria de imprensa ABAV 2013
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007